Gestão Ambiental

O Belas Clube de Campo nasceu como uma ideia de salvaguardar uma zona de verdes campos, adequando-a a um projeto urbano onde as suas antigas qualidades ambientais foram rigorosamente preservadas.

O empreendimento foi projetado, de acordo com um elevado enquadramento paisagístico, uma baixa densidade habitacional, uma utilização sensível da topografia e proteção dos habitats naturais, assim como promovendo uma flora diversificada e autóctone.

O projeto contempla a preservação de zonas de REN (Reserva Ecológica Nacional) e RAN (Reserva Agrícola Nacional), procedendo-se à elaboração e aprovação dos Estudos de Impacte Ambiental para as três fases do empreendimento. Deste modo toda a obra e exploração são conduzidas de acordo com os mais exigentes requisitos ambientais.

O campo de golfe

O campo de golfe de 18 buracos foi integrado na paisagem natural tendo, desde a sua fase de construção, um elevado sentido de minimização dos impactos ambientais. A sua actual manutenção e exploração são objecto de um rigoroso controlo ambiental, atestado pela obtenção da certificação ambiental pela Norma NP EN ISO 14001 desde 1999.

A PLANBELAS, S.A. foi, aliás, um dos pioneiros mundiais na certificação ambiental de campos de golfe segundo esta norma, alargando depois a certificação a todo o empreendimento Belas Clube de Campo e também às questões de qualidade, sendo igualmente certificado segundo a Norma de Qualidade NP EN ISO 9001.

A empresa tornou-se, em 2007, a primeira do sector a nível internacional, a possuir toda a sua cadeia de valor certificada pela Qualidade e Ambiente, desde o urbanismo à venda, passando pela manutenção e exploração do campo de golfe e espaços verdes, pela protecção da natureza e apoio aos residentes, entre muitos outros.

Protecção de vida selvagem

A protecção da vida selvagem, o controlo da utilização de químicos e fertilizantes, a otimização dos consumos de água, o controlo da qualidade da água, a gestão dos resíduos produzidos, o controlo dos consumos energéticos e de combustíveis, o controlo das emissões de ruído, o respeito pelas normas de segurança e higiene e um eficaz programa de “Objetivos e Metas” e de auditorias são a chave para uma correta gestão ambiental e da qualidade das atividades do Belas Clube de Campo, garantindo o cumprimento dos requisitos da certificação.

As boas práticas ambientais para a gestão do Belas Clube de Campo vão muito além do cumprimento da legislação ambiental e da certificação. Uma forte aposta na formação, sensibilização e informação de todas as partes interessadas – colaboradores, residentes, jogadores de golfe, visitantes, acionistas, comunidade envolvente, ONG’s, fornecedores, autoridades competentes, entre outros – tem vindo a ser levada a cabo desde os primeiros tempos.

Desta forma, a PLANBELAS, S.A. assume, na sua Política de Qualidade e Ambiente, uma clara filosofia pela correta gestão dos recursos naturais, indo ao encontro do conceito de “desenvolvimento sustentável”, e pela satisfação do cliente na vertente da Qualidade.

Fauna e Flora

É expressamente reconhecido que os campos de golfe devem desempenhar um papel fundamental na promoção da biodiversidade, preservando e melhorando o ambiente em que estão inseridos.

Assim, o Belas Clube de Campo orgulha-se por apresentar uma variedade de fauna e flora ímpar na região de Lisboa, a qual é preservada de acordo com as boas práticas de conservação da natureza. A fauna e flora do Belas Clube de Campo foram alvo de um levantamento exaustivo e são, hoje, parte integrante do ecossistema do empreendimento, sendo acarinhadas por todos e alvo de diversas medidas de conservação e protecção.

Energias Renováveis

Consulte o site da Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES), para saber quais os projetos e ações de eficiência energética desenvolvidas para o Concelho de Sintra.

Calcule a sua Pegada Ecológica, Pegada Carbónica ou a Eficiência Energética da sua habitação, utilizando os seguintes simuladores:

Certificações & Prémios

O Belas Clube de Campo desde o início, ano de 1994, que se destacou por uma aposta clara na qualidade, nas infraestruturas, no imobiliário e no golfe e pelos cuidados ambientais contemplados na sua fase de conceção e mais tarde na fase de desenvolvimento. O urbanismo, o imobiliário, o paisagismo e o golfe foram desenvolvidos de acordo com as melhores práticas, foram certificados e por esta razão premiados ao longo dos anos.

Benews

Os serviços disponibilizados garantem o melhor de dois mundos aos seus residentes,

satisfazendo as necessidades da vida moderna dentro de padrões de qualidade elevados.