O Belas Clube de Campo é a primeira entidade a receber a distinção AQUA+, atribuída esta semana pela Agência para a Energia (ADENE), pelas boas-práticas no domínio da sustentabilidade hídrica. Para garantir o uso eficiente da água, o Belas Clube de Campo implementou várias medidas, entre as quais a instalação dos autoclismos OLI 74 Plus 2 torneiras.

No comunicado enviado à imprensa, a OLI explica que os autoclismos distinguem-se por ter uma “dupla entrada de água potável e água não potável reciclada”, que permite, por exemplo, “utilizar um reservatório de águas pluviais para as descargas, em alternativa à água potável”.

A utilização de águas pluviais nos sistemas de instalação sanitária é uma resposta à necessidade de redução do consumo de água no espaço de banho. As recentes previsões das Nações Unidas indicam que em 2030 haverá um défice hídrico de 40% em todo o mundo, sendo urgente adotar novos padrões de consumo, sobretudo no WC, responsável por 33% do consumo doméstico.

Fabricado em polipropileno, material altamente resistente, o OLI74 Plus 2 torneiras dispõe ainda de acionamento de dupla descarga, bem como abertura retardada das torneiras de boia, o que permite uma poupança adicional de água. Esta solução decorre da inovação que define o ADN da OLI, que atualmente tem 45 patentes ativas e está entre as empresas portugueses que mais patenteiam na Europa.

Consulte o artigo completo aqui.