Fique a conhecer alguns procedimentos para a chegada da nova estação

    1. Limpeza do telhado e algerozes. As folhas de árvores, os ninhos de pássaros e outros materiais acumulam-se no telhado e provocam infiltrações facilmente evitáveis. Ao fazer a limpeza verifique se os ralos dos algerozes e terraços de cobertura têm um “ralo de pinha”, pois estes ralos muitas vezes podem soltar-se (os ralos tipo pinha evitam que o lixo entre nas tubagens, existindo numa versão em plástico com um custo muito baixo).
    2. Limpeza de ralos de varandas e floreiras. Estes ralos embora muitas vezes pareçam limpos estão entupidos com terra acumulada ou calcário e facilmente se podem desentupir. Para casos mais difíceis, além de água, pode usar ácido muriático mas atenção, sempre seguindo as instruções de segurança deste produto (utilização em zonas muito ventiladas, uso de luvas de proteção, muita água no final, etc).
    3. Aquecimento. Faça a revisão à sua caldeira e radiadores, ou outro sistema de aquecimento, o mais cedo possível. Poupa preocupações e também algum dinheiro, pois as empresas de manutenção costumam ter preços mais baixos “fora de época”.
    4. Ventilação. Apesar de no Inverno termos o cuidado de não perder o calor das nossas casas é muito importante manter a renovação de ar do nosso ambiente. A qualidade do ar no interior das casas facilmente se degrada, por isso é indispensável, para os casos em que não existem grelhas de ventilação instaladas, ventilar algumas vezes por dia os espaços, abrindo as janelas regularmente.
    5. Fissuras e frinchas. Aproveite os dias de sol de Inverno para reparar alguma fissura nas paredes exteriores que tenha escapado à última pintura. Reveja também se não existem frinchas exageradas nas janelas e portas.
    6. Fixação de objetos. Reveja o estado de conservação dos seus estores, dos vasos e mobiliário na varanda, etc. O vento e chuva é responsável por muitos acidentes por queda de objetos.

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin