Perante o sucesso da equipa de Lisboa, iniciativa alarga-se ao distrito de Braga

O Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor acolheu no passado dia 28 de Março o terceiro torneio solidário do ano, incluído no Circuito de Beneficência S. João de Deus – 2019, e contou com 41 jogadores de 15 clubes diferentes.

Este circuito, destinado a divulgar a saúde mental pelos diferentes clubes de golfe da região de Lisboa, permite aos jogadores participantes na iniciativa tomar consciência da importância do cuidado da sua saúde mental através da experiência de relação com pessoas com doença mental, utentes da casa de saúde do Telhal, estando estes últimos integrados nas formações em prova.

Foram vencedores: em Gross Manuel Mariano de Carvalho e Manuel Portela Lagos em Net ambos do ACP Golfe. Teresa Negrão, do Clube Golfe do Estoril, arrecadou o prémio de senhoras em Gross e Net.

Estes utentes deste centro de saúde mental dos irmãos de S. João de Deus situado no Telhal/Sintra (perto do Belas Clube de Campo e do Lisbon Sports Club) desde 2017 e que, por impulso do então presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Manuel Agrellos, e por iniciativa da Fundação S. João de Deus, têm vindo a receber formação semanalmente no espaço do CNFG do Jamor contando com a ajuda de dois voluntários já habituados a dar o seu tempo aos que precisam.

Aníbal Graça e Eduardo Horta são os timoneiros desta Equipa de Golfe S. João de Deus composta por oito elementos, que tem sido recebida pelos muitos clubes que vêm permitindo a prática de um torneio mensal no seu espaço e que vão convidando os seus sócios e amigos a participarem solidariamente neste circuito.

Perante o sucesso da equipa de Lisboa, os responsáveis da Fundação S. João de Deus alargaram esta iniciativa ao distrito de Braga (em cooperação com o Clube de Golfe de Braga e com a Casa de Saúde de S. José, em Areias de Vilar (Barcelos) dos Irmãos de S. João de Deus) com um outro grupo de oito utentes.

Desde Fevereiro de 2018, em cooperação com a Casa de Saúde S. João de Deus no Funchal e o Palheiro Golf, foi iniciada uma nova equipa de golfe com um novo grupo de oito utentes, com prática semanal regular acompanhada pelo profissional de golfe Edgar Rodrigues auxiliado por um voluntário, Carlos Sidónio, jogador local.

Também nos Açores, por abertura das Ilhas de Valor, S.A., foram já iniciadas as duas mais recentes equipas com utentes das Casas de Saúde locais dos Irmãos de S. João de Deus: na Ilha de S. Miguel com utentes da Casa de Saude de S. Miguel constituiu-se um novo pólo da Equipa de Golfe de S. João de Deus com o apoio da Batalha Golf Course; e com os utentes da Casa de Saude S. Rafael, na Ilha Terceira no Clube de Golfe da Ilha Terceira.

Consulte o artigo completo aqui.