Sabia que em Portugal, a produção de resíduos aumentou e a reciclagem diminuiu?

Portugal está longe das metas nacionais de reciclagem impostas pela União Europeia e está na lista negra da Comunidade, sendo multado anualmente em milhões de euros.
O nosso país atingiu um valor de 29% na reciclagem de resíduos em 2018, quando a meta para 2020 é de 50% e para 2025 de 55%.

Nestas metas de reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos, incluem-se as madeiras, pilhas, lâmpadas fluorescentes, óleos alimentares, resíduos electrónicos, monos domésticos e têxteis, entre outros.
As consequências da reduzida taxa de reciclagem passam, além das sanções da União Europeia, pela maior deposição em aterros e consequente diminuição do tempo de vida dos mesmos, gastos na construção de novos aterros e pelo maior consumo de matérias-primas, energia e água, sendo muitos destes bens, verdadeiramente escassos no nosso planeta. O Planeta não suporta uma constante utilização dos seus recursos não renováveis, sendo a redução, a reutilização e reciclagem a única opção viável.

Ao invés da reciclagem opte pela redução da produção dos resíduos. Opte pela redução da utilização de embalagens e produtos descartáveis. Produtos como pequenos sacos de plástico, loiça e palhinhas de plástico, assim como material promocional podem ser facilmente ser eliminados do nosso dia-a-dia, apenas para citar alguns exemplos.
Ao optar pela reciclagem, cumpra as regras para a separação, acondicionamento e deposição dos resíduos nos Ecopontos do Belas Clube de Campo.

Coloque os resíduos dentro dos contentores e mantenha em bom estado de limpeza os Ecopontos do nosso empreendimento.
Evitar focos de poluição e sujidade é fundamental para manter salubridade dos espaços e a saúde de todos os residentes.

Ajude o ambiente para um futuro sustentável de todos nós.

Links de interesse:
https://www.pontoverde.pt/
https://www.quercus.pt/separar-residuos/3602-vantagens