Green Project Awards debate Cidades e Comunidades Sustentáveis

O Encontro de Parceiros Green Project Awards (GPA) e André Jordan Group decorreu no passado dia 11 de dezembro no Clubhouse do Belas Clube de Campo, sob o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis 2030”.

O tema é um dos objetivos da Agenda das Nações Unidas, que visa tornar as cidades mais resilientes, seguras, inclusivas e sustentáveis. O encontro teve, assim, como objetivo partilhar informação de relevo sobre temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável urbano e contou com as intervenções de Clara Bertrand Cabral, da Comissão Nacional da UNESCO, Bruno Martins, do André Jordan Group, João Lacerda Tavares, do Conselho da Cultura de Sintra e Miguel Castro Neto, da Nova Information School – Universidade Nova de Lisboa.

No decorrer do encontro, foram partilhadas visões sobre os novos conceitos de cidades, o impacto do turismo no desenvolvimento urbano sustentável e o futuro das cidades sustentáveis, numa conversa moderada por Carmen Lima, da organização ambientalista Quercus, e aberta a todos os participantes.

Durante a manhã destacou-se a necessidade de proteger e salvaguardar o património cultural e natural do país, tendo Sintra como exemplo. Foram também aflorados tópicos como a importância das parcerias e modelos de governança que contribuam para o desenvolvimento regional e nacional, a necessidade de melhorar a qualidade ambiental e otimizar a mobilidade – fatores, que quando conjugados, contribuem para promoção económica e social das cidades e para a construção de sociedades mais sustentáveis.

Esteve ainda em destaque a evolução da construção com base nos critérios de sustentabilidade e com soluções que privilegiam a eficiência energética e a gestão de recursos com base na circularidade. O Lisbon Green Valley foi apontado como referência nesta área.

O André Jordan Group é parceiro desde 2017 do Green Project Awards (GPA) – iniciativa de referência nacional que reconhece as boas práticas em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável em Portugal.

Leia o artigo completo aqui.

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin