O Presidente da República destacou hoje que Jorge Sampaio sacrificou o talento que tinha para o golfe para “servir Portugal”, apesar de nunca se ter esquecido de apoiar iniciativas que juntavam o desporto e a solidariedade social.

“O Presidente Jorge Sampaio não teve essa disponibilidade, dedicou a disponibilidade em primeira linha ao país, mas não se esqueceu de apoiar sempre iniciativas como esta, que juntavam o golfe à solidariedade social”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado falava na entrega de prémios da Taça Presidente da República em golfe, que decorreu hoje de manhã no Belas Clube de Campo, no concelho de Sintra.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que Jorge Sampaio “sacrificou o talento que tinha para o golfe” para “servir Portugal”, e não podendo exercitar os dois talentos ao mesmo tempo, porque “o golfe exige um intenso treino”, o histórico socialista “exercitou o seu talento ao serviço do país em inúmeros domínios”.

“Num momento em que a Europa está como está, atravessada por divisões, por clivagens, por tensões, lançou a Cimeira de Arraiolos, reunindo os chefes de Estado republicanos, não presidencialistas”, realçou.

A iniciativa, que começou com meia dúzia de chefes de Estado e compreende hoje quase duas dezenas, reúne-se na próxima semana e assume-se hoje como um fórum “mais importante que nunca, pelo papel senatorial e moderador desses chefes de Estado um pouco por toda a Europa”.

Marcelo Rebelo de Sousa notou ainda o papel de Sampaio na criação da COTEC — Agência Empresarial para a Inovação, que, reunindo empresários portugueses, espanhóis e italianos, contribuiu para aproximar realidades nas áreas da inovação, ciência e tecnologia e pensado nas “afinidades” entre estes países no quadro europeu.

À chegada ao Belas Clube de Campo, Marcelo Rebelo de Sousa tinha à sua espera Jorge Sampaio, que patrocinou o lançamento, em 2000, da Taça Presidente da República, inspirada na ´President´s Cup’ americana, promovida inicialmente pelo empresário André Jordan em Vilamoura (Algarve), mas que se disputa no Belas Clube de Campo (Sintra) desde o ano passado.

Ler artigo completo aqui.