A edição 2018 da Taça Presidente da República foi ganha pela dupla de Grace Xiao e João Menezes Falcão, que disputaram a competição no passado sábado, 8 de setembro, no Campo de Golfe do Belas Clube de Campo. O evento, cujo objetivo é contribuir para a divulgação turística de Portugal a nível internacional, ao mesmo tempo que promove a angariação de fundos para uma instituição de solidariedade social, contou uma vez mais com a presença e alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao qual se juntou nesta edição Jorge Sampaio.

O par vencedor da prova, Grace Xiao e João Menezes Falcão com Marcelo Rebelo de Sousa \ © D.R.

No discurso após a entrega dos prémios aos vencedores, o Chefe de Estado saudou a criação da Taça Presidente da República, destacando a sua história, considerando-a ainda uma iniciativa virada para o futuro, por reunir várias gerações, e de caráter internacional, por receber participantes de várias nacionalidades.

Para André Jordan, mentor da Taça Presidente da República, este foi “um dia histórico na vida do Belas, por contar com a presença dos dois Presidentes [da República] que acarinham e apadrinham esta iniciativa”. Recordou ainda que o torneio tem a dupla função de aproximar os golfistas nacionais e internacionais e uma função de apoio social, uma vez que entregou um donativo ao CECD Mira Sintra – Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência.

Jogado na modalidade “Texas Scramble” Stableford em equipas de pares, com saídas em “Shotgun”, o torneio reuniu 80 jogadores amadores nacionais e estrangeiros, tendo terminado com a seguinte classificação final:

  •          1º Lugar Net – Grace Xiao e João Menezes Falcão
  •          2º Lugar Net – Augusto Andrade e Joaquim Proença
  •          3º Lugar Net – Mário Rui Domingues e José Carp
  •          1º Lugar Gross – João de Deus Pinheiro e José Manuel Veríssimo
  •          Taça Afonso Patrício Gouveia (melhor senhora em competição) – Madalena Costa Macedo

O convívio entre largas dezenas de personalidades nacionais e estrangeiras, ligadas a diferentes áreas da sociedade continua a ser uma marca deste evento, que pelo segundo ano se realizou no Belas Clube de Campo com a presença de prestigiadas figuras públicas como João de Deus Pinheiro, Vasco Rocha Vieira, Luís Filipe Pereira, Stefano Saviotti, Gilda Paredes Alves ou Isabel Meirelles, entre muitos outros.

 

Ler artigo completo aqui.