Energia solar no Belas Clube de Campo

O Belas Clube de Campo é um empreendimento reconhecido por utilizar, há muitos anos, habitações equipadas com sistemas de energia solar.

Para o aquecimento das águas sanitárias (AQS), a maior parte das moradias utiliza painéis coletores planos ‘tradicionais’ mas também existem edifícios com painéis compostos por tubos de vácuo. Estes são os dois sistemas mais utilizados mas prevê-se que brevemente tenhamos casas com um sistema de painel ‘inteligente’ que acompanha o sol adaptando-se às necessidades do utilizador e com uma integração arquitetónica mais flexível. É o caso do sistema ‘Sunaitec’, de origem portuguesa.

Relativamente à utilização de energia solar fotovoltaica, existem muitas moradias com sistemas instalados, tanto para venda da energia à rede pública (microgeração) como para produção própria (autoconsumo).

Atualmente 61 edifícios com sistemas solares para AQS e, destes, 20 edifícios também utilizam sistemas fotovoltaicos.

No Lisbon Green Valley, as moradias em comercialização, utilizam coletores solares para AQS e painéis fotovoltaicos para autoconsumo. A produção e o consumo da energia fotovoltaica são otimizados ao máximo através dum sistema de armazenamento de energia, com baterias de iões de lítio, e de um software de gestão ‘inteligente’. Este sistema conduz a poupanças que podem atingir valores da ordem dos 60%.

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin