André Jordan Personalidade do Ano

André Jordan, Chairman do André Jordan Group, foi distinguido ontem com o Prémio Dário Castro Alves, numa cerimónia promovida pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Presidida por Francisco Murteira Nabo, pelo seu contributo para a aproximação entre as comunidades portuguesa e brasileira. O Prémio foi entregue pelo Embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

 

Jorge Rebelo de Almeida, presidente do conselho de administração do Grupo Vila Galé, e Benjamin Steinbruch, presidente da Lusosider, foram eleitos Personalidade do Ano 2017, pela contribuição que têm dado na consolidação das relações económicas entre os dois países.

 

É com grande orgulho que vejo uma vez mais o meu trabalho no setor imobiliário e turismo, tanto em Portugal como no Brasil, ser reconhecido. Cada prémio tem um valor especial e este representa muito para mim. Dário Castro Alves foi um grande embaixador do Brasil em Portugal, e um apaixonado pelas relações bilaterais e pela promoção da cultura. Uma verdadeira inspiração para as pessoas que trabalham as relações entre estes dois países”, afirma André Jordan.

 

A décima quarta edição do Prémio Personalidade do Ano homenageou alguns dos mais notáveis empresários da atualidade, pela sua visão estratégica, integração e internacionalização:

 

Instituído em 2000 durante a comemoração dos 500 anos da Descoberta do Brasil, e com carácter bilateral, o Prémio Personalidade do Ano tem como objetivo homenagear duas personalidades – uma do Brasil e outra de Portugal –, com destaque nas relações económicas-empresariais entre os dois países.

 

Presentes na cerimónia estiveram personalidades como: João Martins, Andrade Gutierrez, José Carlos Magalhães, Lusíadas Saúde, António Simões, Sovena, Manuel Alfredo de Mello, Embaixador António Monteiro, Chairman do Millennium BCP, Miguel Maya, Administrador do Millennium BCP, Carlos Rodrigues, Presidente do Banco BIG, Hugo Santos Ferreira, Secretário Geral da APPII, Esmeralda Dourado, Luís Champalimaud, entre outros altos dignitários dos Governos de Portugal e do Brasil.

 

Sobre André Jordan:

André Jordan nasceu na Polónia, mas foi no Brasil e posteriormente em Portugal, que passou a maior parte da sua vida. Iniciou a sua carreira no setor imobiliário na empresa da sua família, no Rio de Janeiro. Foi pioneiro na introdução do conceito de shopping centers no Brasil, na década de 50. Em 1971 muda-se para Portugal e cria a Quinta do Lago, no Algarve, que após 50 anos continua a ser considerado um dos empreendimentos de maior qualidade na Europa.

Em 1991, através da empresa Planbelas S.A., adquire um terreno com 465 hectares na zona de Sintra, onde desenvolveu um importante complexo residencial e de lazer, o Belas Clube de Campo.

Em 1995 o André Jordan Group, comandado por André Jordan, volta a concentrar-se no Algarve com a aquisição de uma posição maioritária em Vilamoura, a maior comunidade de lazer e golfe na Europa detida e administrada por uma única entidade. Vilamoura possui hotéis, complexos residenciais, comércio, restauração, facilidades desportivas, incluindo uma Marina, um centro hípico, ténis, academia de golfe e ainda cinco campos de golfe, o último dos quais, o Victoria, desenhado por Arnold Palmer, onde decorreu o Portugal Masters de 2007. Em 2005 André Jordan vende esta empresa.

André Jordan foi Vice Chairman e é agora membro honorário do WTTC (World Travel and Tourism Council), bem como Fellow do Duke of Edinburgh’s Award World Fellowship. Foi Cônsul Honorário do Brasil no Algarve, durante 17 anos.

Foi reconhecido ao longo da sua carreira com inúmeras distinções. Recentemente foi eleito Cidadão Carioca Honorário do Rio de Janeiro, tendo também sido agraciado, entre outras condecorações, com a Grã Cruz da Ordem do Mérito e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em Portugal e com o título de Grande Oficial da Ordem do Rio Branco e Ordem de Tamandaré no Brasil.

André Jordan publicou entre outros e mais recentemente dois livros: “O Rio Que Passou Na Minha Vida” e “Posto de Observação”. Atualmente é Chairman do Grupo André Jordan.

 

Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira:

A CCILB foi fundada em 1948 e tem hoje cerca de 150 associados. É uma entidade reconhecida em Portugal e no Brasil, e tem como principais objetivos fomentar e apoiar as relações económicas e comerciais entre os dois países.