Gilberto Jordan

Gilberto Frederico von Liechtenstein Jordan nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 28 de Agosto de 1961. Embora seja um cidadão português, brasileiro e do Liechtenstein, a realidade é que acaba por ser um ‘cidadão do mundo. Na sua escolaridade passou pelo Argentina, Liechtenstein, Portugal, Estados Unidos da América e Brasil. Hoje fala fluentemente português, inglês, alemão, espanhol e francês.
Aliás, o seu percurso profissional começou precisamente na qualidade de professor de alemão e inglês na Berlitz School of languages, no Rio de Janeiro.
Mas Portugal entrou, em pouco tempo, no seu horizonte profissional. Primeiro na Planol, empresa proprietária e gestora da Quinto do Logo, no Algarve, depois no agência de publicidade Planarte, no Invesplano – Promoção e Investimentos Imobiliários e no Banco Comercial Português.

Adquiriu grande notoriedade como administrador da Lusotur, empresa proprietária e gestora da Vilamoura, no Algarve, um empreendimento imobiliário com 1.750 hectares; bem como do Planbelas, empresa promotora e gestora do Belas Clube de Campo com 500 hectares, de que é actualmente presidente do Conselho de Administração.
Actualmente é membro de prestigiados entidades, como do RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors, do APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários ou da ULI – Urban Lond Institute, só paro citar algumas.

O ambiente e a sustentabilidade têm sido também o ethos do sua vida, tendo estado envolvido com entidades como a Green Globe, de Londres; o cEnA – Centro de Estudos da natureza e do Ambiente, Vilomouro; ou AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve. Aliás, a Confederação Portuguesa dos Associações de Defesa do Ambiente já atribuiu a Gilberto Jordan a Menção Honrosa do Prémio Ambiental ‘Fernando Pereira.

Personalidade incontornável do imobiliário nacional e internacional, Gilberto Jordan foi agraciado na sua vida com diversas distinções, destacando-se, mais recentemente, a Ordem de Mérito naval – Grau de Comendador conferida pelo Repúblico Federativo do Brasil, ou a Ordem de Mérito Turístico – Medalha de Prata concedida pelo Governo português.