André Jordan

André Jordan, “pai do turismo português”, acaba de ser condecorado com a Medalha Pedro Ernesto, uma medalha criada em 1980 e concedida a personalidades de destaque no Brasil e fora dele.

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal comenda concedida pelos vereadores e foi atribuída a André Jordan por indicação do Vereador Jimmy Pereira, no dia 27 de Setembro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Nascido na Polónia, criado no Rio de Janeiro e radicado em Portugal há mais de 40 anos, o empresário André Jordan também é cidadão honorário do Rio de Janeiro e o Governo brasileiro condecorou-o como grande Oficial da Ordem do Rio Branco. Além disso, foi Vice Chairman do World Travel and Tourism Council, organização que reúne as principais empresas mundiais deste setor. É Fellow da Duke of Edinburgh International Award Association. Ocupou o cargo de Cônsul Honorário do Brasil no Algarve durante 17 anos. É ainda Fellow do Royal Institute of Chartered Surveyors. Foi-lhe atribuída a chave da cidade de Nova York. Foi condecorado pelo Estado Português com a Grã Cruz da Ordem de Mérito e é grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. É sócio Honorário do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

 

Sobre André Jordan

André Jordan nasce na Polónia em 1933. Formado em jornalismo no Brasil, assume a gestão dos negócios familiares no ramo imobiliário, na América e na Europa.

A atividade empresarial leva-o ao Algarve onde dinamiza a instalação dos melhores empreendimentos turísticos, designadamente a Quinta do Lago e Vilamoura. A concretização do projeto do Belas Clube de Campo, em Lisboa, contou também com o seu envolvimento.

André Jordan contribui, assim, para o desenvolvimento e inovação do turismo nacional, tendo sido reconhecido com inúmeras distinções em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos da América, das quais se destacam, entre outras, a Grã Cruz da Ordem do Mérito, a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal) e o título de Grande Oficial das Ordens do Rio Branco e de Tamandaré (Brasil).

Porém, o seu percurso enquanto empreendedor, gestor e conciliador de interesses não se resume a uma dimensão puramente económica. Além de estar associado a grandes fundações culturais e museus, em Portugal e no estrangeiro, foi fundador do Festival Internacional de Música do Algarve e promotor de iniciativas culturais em vários concelhos algarvios.

Destaque-se, ainda, que em 2009 André Jordan cria um prémio destinado a estimular trabalhos de investigação científica nas áreas da economia, da gestão e do turismo.

Publicou também vários livros, sendo O Rio Que Passou Na Minha Vida e o Posto de Observação os seus títulos mais recentes.

 

Sobre a Medalha Pedro Ernesto

A medalha tem o nome e o rosto de Pedro Ernesto, que governou a cidade entre 1931, quando foi nomeado interventor do então Distrito Federal, e 1936, ano em que foi preso a mando do então presidente Getúlio Vargas, acusado de conspiração. Entre as suas realizações estão a construção de 28 escolas e de vários hospitais de emergência na cidade, o que lhe rendeu grande popularidade.

 

www.andrejordangroup.pt

www.belasclubedecampo.pt

Para mais informações:

 

Lift Consulting – 214 666 500

Erica Macieira – erica.macieira@lift.com.pt – 910 549 515

Helena Azevedo – helena.azevedo@lift.com.pt – 910 550 035